terça-feira, 5 de novembro de 2019

SANCTUAIRE DE SÉRÉNITÉ: BRASSAGEM | OKTOCERVA 2019

Brinde da casa: "Enquanto o sócio do pão dormia, mais uma lamparinada"

Hoje (1ª Terça-Feira de Novembro) o blog completa 6 anos e neste ano celebrei produzindo uma nova receita de Saison para a Oktocerva 2019. A Sanctuaire De Sérénité foi feita de forma colaborativa com a Manube. É uma cerveja com um blend de ingredientes marcantes (Hibiscus e manjericão), base de maltes complexa (red x, pilsen, vienna, wheat loaf, pale ale, malte belga abbey) e single hop de Hallertau Magnum. Apesar dessas características é uma cerveja leve, refrescante e com muita identidade. Foram produzidos 25 litros e tudo foi consumido durante o evento. Fica o agradecimento a Conscerva que apoia e difunde a cultura cervejeira na baixada santista a 10 anos, a Manube, a todas as pessoas que prestigiaram o evento e puderam provar desta cerveja! Cheers!

Maltes usados na receita


Envase para a Oktocerva 2019

Manjericão e Hisbicus usados na receita 


Brassagem
Chopeira na Oktocerva 2019
Sanctuaire De Sérénité no copo!



Sugestão musical: A melhor de todas

terça-feira, 13 de agosto de 2019

O P DO POPS: DESIGN E INSPIRAÇÕES

Neste Domingo tive o 1º dia dos pais sem o meu pai, o Dr. Porphírio (aka Pops) e foi também o 1º com minha filha, a Serena. Sinceramente foi uma grande mistura de sentimentos porque meu pai partiu justamente na semana do dia dos pais, no dia 19/8/2018, aos 89 anos. Dito isto, trago hoje um post que fala um pouco das inspirações que tive para a criação da logo do Lamparinada. 

No passado em um post eu expliquei o porque do nome Lamparinada (é o brinde da minha casa) "enquanto o sócio do pão dormia, mais uma lamparinada" e uma homenagem ao meu pai, mas ainda não havia falado sobre esse P que tem sua inspiração numa história de amizade. 




Essa história ultrapassou a barreira da morte e fala da amizade entre a baleia Laboon e o músico Brook. Vou resumi-la aqui em algumas linhas.

http://www.blerdsonline.com/2014/07/who-has-betterworse-back-story-brook-or.html

















Brook também era um pirata e partiu numa viagem quando Labbon era bebe jurando reencontra-la um dia. Brook morreu durante aquela viagem, porém antes de morrer ele havia comido uma fruta mágica. Essa fruta permitiu que ele continuasse vivo mesmo depois de ter morrido e tornado-se um esqueleto. 

https://onepiecelendas.wordpress.com/wp-content/uploads/2012/08/brook.jpg


Laboon cresceu, virou adulto e espera ainda por Brook no mesmo local onde se despediram a 50 anos. 

Resultado de imagem para laboon
https://onepiece.fandom.com/pt/wiki/Laboon
















Brook passou muitas décadas à deriva num tipo de triangulo das bermudas, sendo resgatado pela tripulação do navio Thousand Sunny. Hoje integra este grupo, os piratas do chapéu de palha. Uma das metas de Brook é reencontrar com seu amigo Laboon e cumprir sua promessa. 

Então o P inspira-se na baleia Laboon, na amizade e nos sentimentos que ultrapassam a barreira da morte. O Lamparinada carrega o L de Luciano, o P de Porphírio e hoje além da homenagem, parte das lembranças, a alegria e uma amizade que vai além da vida.
Quando fiz a primeira versão da logo usei apenas a ferramenta Caligraphic strokes (Inkscape, 2013).














Na segunda versão escolhi com cuidado uma fonte (Segoe Script) parecida com a logomarca, redesenhei o P com a ferramenta Draw Free hand lines (inkscape, 2018) e realinhei o espaçamento entre o Lam P arinada.  



 







E esta é parte da minha história. Feliz dia dos pais e um brinde ao seu legado, meu pai!

PS. One Piece (ワンピース, Wan Pīsu?) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Eiichiro Oda. Os capítulos têm sido serializados na revista Weekly Shōnen Jump desde 19 de julho de 1997, com os capítulos compilados e publicados em volumes tankōbon pela editora Shueisha (Wikipedia, 2019). 

terça-feira, 2 de julho de 2019

RED VELVET SOUR: THE CRUSH

Brinde da casa: "Enquanto o sócio do pão dormia, mais uma Lamparinada"

Spoiler Alert: A felicidade pode invadir tua boca depois de tomar essa cerveja!

Eu já tinha uma ideia do que me esperava ... era uma tarde de domingo e eu ia pra Everbrew tomar sua nova "Sour". Ainda assim, a breja e os acasos da vida (como sempre) me surpreenderam demais! A dupla Sister Sour & Soul Sour que já era boa fecha agora, com chave de ouro, um trio com a Red Velvet Sour. Esta cerveja é bem leve, muito saborosa e suculenta. Um encanto de cerveja! E para celebrar este 50º (quinquagésimo) post do Lamparinada proponho algo um pouco diferente. Escrevi uma versão para a música Vaca Profana que (para a minha pessoa) harmonizou demais com a Red Velvet Sour... então, aproveitem!!

Obrigado pelo convite meninas Elis, Gabi et al.  ;) foi show, o nosso show! Um brinde!!

PS: Querido Caetano peço sua permissão para esta minha licença poética sobre a letra de Vaca Profana. Uma singela homenagem deboa/curtição sem intenção de lucro. 


Lata Mundana 

Respeito muito minha barba
ainda mais o meu sorriso
Escrevo, assim, minhas palavras
Na voz de um simples bloguerin

Lata mundana, põe teus rótulos
A frente e acima do mainstream
Lata mundana, põe teus rótulos
Acima dos olhos na pratelêê

Ê, ê, ê, ê, ê
Dona das divinas brejas
Derrama o mosto bom na minha cara
E o milho na cara dos caretas

Segue a cena Cervejeira
Também te brinda nossa Santos
Ruskin, Bamberg, Porcaria,
Manube, Mucha e a EVER

Bretta, onipresentemente
Move-se hoje no Brasil
Bretta, onipresentemente
Move-se hoje no Brasêê

Ê, ê, ê, ê, ê
Lata das divinas brejas
La birra buena en mi garganta
La mala birra para los puretas

Eu quero um crush Red Velvet
Saison Printemps ou a Dum
Como que tive lá na EVER
No canal quatro, cheio de luz

Mas é lá fora que cantamos
roda das mina gente boa
Copos caídos e sorrisos
Elis dedilha o violãoêê

Cerveja: Red Velvet Sour (EverBrew)

Estilo: Berliner Weisse

Álcool: 3,9% 

Volume: on Tap

Sugestão de harmonização: morangos e framboesas (frutas frescas), 
camarão refogado no limão e azeite?


Sugestão Musical: 

sábado, 15 de junho de 2019

CINNAMON ROLL: THE BREAKFAST QUEEN

Cada cerveja tem seu momento e traz inúmeras sensações. Tem dias que queremos nos presentear, sair da rotina, viver algo diferente... e pra quem gosta de uma boa breja, nada melhor que começar bem o dia com AQUELA cerveja! Onde tu fecha os olhos, voa longe e aproveita o momento! A Cinnamon Roll (5 elementos) tem um aroma que lembra canela, ótima formação de uma espuma persistente. Na boca o dulçor é intenso, ainda assim equilibrado. Uma leve picância na gargante pode ser sentida no retrogosto. Tem um bom corpo que não é tão sentido se levar em consideração seu teor alcoólico de 12%. Na boca a sensação que fica é de um saboroso aveludado. Cheers!!

Cerveja: Cinnamon Roll & Pancake Brunch Stout
(5 Elementos)

Estilo: Imperial Stout

Álcool: 12,0%

Volume: 310 ml

Sugestão de harmonização: sorvete de creme, brownie, petit gateau, torta de maçã, queijo gouda, cheesecake  


Sugestão Musical:






Resultado de imagem para cervejaria 5 elementos

terça-feira, 7 de maio de 2019

INVEJA: DON'T BE JEALOUS, I'M HOPPY, SOUR & JUICY

A Inveja (Mea Culpa) é ácida e até um pouco amarga mas vai te encantar com sua leveza e equilíbrio. O sabor cítrico é perceptível mas bem sutil. No retrogosto, um leve sabor frutado e o amargor dos lúpulos. O duplo dry hopping de Gallaxy, Citra e Hull Mellon funciona bem e não atrapalha a experiência de se tomar uma sour. A inveja muitas vezes pode se camuflar e esconder por trás de um sorriso. Você sabe que está tomando uma sour mas encontra parte do amargor desta cerveja passando a língua na gengiva a frente e abaixo dos dentes. Apesar de cobiçar o aroma, sabor e leveza das outras cervejas, a Inveja é quem leva inveja às outras ao entregar um equilíbrio entre tudo o que todos desejam hoje em dia. Cheers!  

Cerveja: Inveja (Mea Culpa)

Estilo: Sour Ale

Álcool: 4,0%

Volume: 473 ml

Sugestão de harmonização: frutos do mar, saladas, ceviche


Sugestão Musical: